Nestes tempos de pandemia, como estará a saúde mental das crianças e dos adolescentes ?
Pandemia é um evento importante, inesperado, altamente impactante que coloca a vida das pessoas sob ameaça . O adulto consegue de alguma forma minimizar o medo, identificando o perigo e tentando arrumar saídas como tomar vacinas, usar máscara e evitar a aglomerações. Ao contrario do adulto, as crianças e os adolescentes, como seres em desenvolvimento , tomados por este impacto , não conseguem elaborar o perigo e vivem a morte como muito próxima; além disso, muitas delas perderam entes queridos pela Covid -19.
O isolamento social, combinado com o ambiente estressante nas relações familiares poderão fazer com que os filhos apresentem sintomas de depressão, ansiedade e baixa auto estima. A saúde mental dos pais, incide diretamente sobre a saúde mental dos filhos. Pais extremamente estressados, relações conflituosas dentro do lar, discussões, gritarias, pais drogaditos, interferem significativamente de forma negativa na vida dos filhos . Durante a pandemia, quando muitos pais precisaram deixar os escritórios para trabalhar em casa, a violência intrafamiliar teve um grande aumento . Além da pandemia, correria da vida moderna promove o estresse, ele nos acompanha quase o tempo todo . O fato de precisarmos fazer isolamento social, a falta de dinheiro , a gritaria das crianças dentro de casa, poluição sonora, poluição do ar entre outros fatores aumentam o risco de estresse . Mas o que é na verdade o estresse e como ele se manifesta . A grosso modo, poderíamos dizer que o estresse é algo que tira nossa paz, promove um estado de alerta, aumento de ansiedade, o medo, é um incomodo que nos tira da zona de conforto e precisamos arrumar saídas. A depender da intensidade, pode tirar nosso sono, alterar nossos batimentos cardíacos, provocar aumento de apetite ou inapetência, pode também alterar a pressão arterial e até promover baixa do nosso sistema imunológico. Na criança e no adolescente tudo isso é mais intenso e eles podem adoecer com mais facilidade.
Há três tipos de estresse :
a – estresse positivo caracterizado por uma tensão passageira como por exemplo quando o individuo precisa submeter-se a uma prova ou uma apresentação em publico, é um incomodo de curta duração;
b – estresse tolerável acontece diante da perda de alguém querido ou diante da necessidade de uma hospitalização , quando encontra apoio , após algum tempo, há sensível melhora;
c – estresse tóxico caracterizado por maus tratos intensos e frequentes. Este tipo de estresse é fator de risco para a instalação de transtorno mental como a depressão, a ansiedade,o medo, e a baixa auto estima. Crianças e adolescentes que vivem constantemente em estado de estresse toxico, poderão na vida adulta desenvolver os sintomas acima citados.
Importante ressaltar também que na fase da pandemia , além do estresse que este evento provoca, o uso da tecnologia, como tv., celulares, tabletes , foi intensificado. Apesar da tecnologia neste período ter sido importante, pois os filhos se mantiveram em contato com
seus pares através dos jogos on line em grupo, usaram também para aprendizado com aulas
on line, porém, é preciso que os pais estejam atentos quanto ao excesso de exposição de
seus filhos na telinha . Não é recomendado que as crianças permaneçam alem de 2 horas usando esta tecnologia. As crianças e adolescentes precisam de atividades físicas, brincadeiras ao ar livre e ambiente seguro e acolhedor dentro de casa.
A escola tem um papel importantíssimo na detecção de transtornos mentais . Sabe-se que 4 a 6 alunos numa sala de aula poderão apresentar transtorno mental como depressão, ansiedade, dislexia, TDAH entre outros . Pesquisas em diferentes países acusam que estes casos entre os alunos, foram sub notificados durante a pandemia. Estes transtornos mentais quando não tratados , podem originar na vida adulta , graves problemas como depressão, suicídio, uso de álcool, drogas e violência. É o professor em sala de aula que observa com nitidez as diferenças de comportamento entre os alunos e pode alertar os pais, contribuindo significativamente para que sejam encaminhados para atendimento. Que falta faz a escola e o olhar do professor…
A adolescência é um período em que o jovem esta passando por grandes transformações físicas, cerebrais e hormonais . Nesta fase estão construindo sua identidade e o relacionamento interpessoal é de extrema importância como modelos de identificação isto é saber como seus pares estão resolvendo suas questões. O jovem precisa do grupo para fazer suas escolhas, na verdade o grupo é a sua segunda família, sem o grupo eles se sentem além de solitários, muito perdidos . É em contato com o outro que o jovem ira aos poucos construindo sua identidade. Orientamos que os pais conversem muito com seus filhos, que façam atividades conjuntas, chamando sempre o filho para perto de si. Observe o comportamento do seu filho , observe o seu estado emocional . Os pais devem se informar sobre o que é saúde mental , como a saúde mental se desenvolve. As escolas devem discutir com seus alunos o tema saúde mental. Pais e professores devem conversar com as crianças e com os jovens para saber de que forma eles conseguem sair de situações difíceis.
Pais e professores poderão baixar de forma gratuita o livro: Conversando sobre saúde mental na escola.