Hoje vamos falar um pouco sobre o abuso sexual infantil.
Este é um tema que devemos estar sempre falando pois é um fato que acontece em todas as classes sociais .
Denunciar um abuso sexual é muito difícil porque a criança ou o adolescente, via de regra, é ameaçado pelo abusador ou pelo pedófilo a não falar sobre o ocorrido.
Normalmente as crianças ou os adolescentes ficam temerosos em denunciar porque imaginam que o abuso ocorreu por culpa deles e que eles poderão ficar numa situação difícil se alguém souber.
É muito comum o abuso ocorrer dentro de casa e a criança ou o adolescente teme que se denunciar, eles não mais poderão viver na mesma casa, ou que poderá ocorrer divorcio dos pais, ou que o abusador ou o pedófilo poderá ir para a cadeia.
Os sentimentos de medo e vergonha são poderosos no sentido de abafar o fato do abuso sofrido.

De forma geral as crianças e os adolescentes ficam confusos não sabendo como dizer ou o que dizer sobre o que aconteceu, pois vivenciaram algo novo, que causa uma mistura de sentimentos e eles não sabem identificar o que isso significa.
Os sentimentos mais presentes quando o abuso sexual acontece é de tristeza, culpa, baixa auto estima , desvalorização, medo entre outros sentimentos negativos .
Os pais devem estar atentos quando os filhos se queixam que não gostam de determinada pessoa porque sentem medo, nojo ou desconforto .
Os pais devem saber que o perigo do abuso sexual acontece é dentro da própria casa ou na vizinhança.
Quando uma criança ou um adolescente consegue contar para alguém de sua confiança sobre o abuso, elas passam a ter um alívio muito grande. Por este motivo precisamos incentivá-las “a contar” e também ajudá-las a contar.
As crianças se expressam através do brinquedo ou do desenho, então os pais podem solicitar ao filho que mostrem através de brinquedos, dos bonecos ou através dos desenhos, o que aconteceu.
Orientação aos pais prevenindo o abuso sexual dos filhos.
Estamos lançando está série de textos sobre este assunto, visto que há um alto índice de abuso sexual contra crianças e adolescentes em todas as classes sociais .
Desta forma estamos ajudando pais e professores a identificarem quando uma criança/adolescente esta sendo vítima de abuso sexual.
Ajudar a criança ou o adolescente a compreender que o maior risco de acontecer um abuso é normalmente com pessoas que elas já conhecem.
Quando uma criança ou um adolescente está sofrendo abuso, incentivá-la a comunicar o fato a pessoas confiáveis: pessoas da família ou fora dela como por exemplo um professor.
A criança e o adolescente deve saber que seu corpo pertence só a elas e que apenas elas têm o direito de tocá-lo : Meu corpo minhas regras.
Adolescentes ou adultos que tocam nas partes íntimas do corpo de uma criança, ou que pedem para estes que toquem suas partes íntimas, sabem que é errado, sentem medo de serem pegos, por esse motivo, tentam “enganar” crianças ameaçando-as ou dando presentes para que elas se calem.
Pais e professores devem ficar atentos quando os filhos ou os alunos ganham presentes de pessoas desconhecidas, é preciso perguntar e entender o porquê dos presentes .
Muitas pessoas pensam que a ocorrência de abuso sexual é quando há penetração do órgão sexual masculino.
Entende-se que abuso sexual é qualquer forma de penetração ou de manipulação nos órgãos genitais de uma criança ou de um adolescente.
A criança ou o adolescente deve confiar nos seus sentimentos. É muito difícil para uma criança diferenciar o que é um abuso ou um carinho seguro porque existe uma diferença tênue entre ambos, porém, ao relacionar-se com uma pessoa mais velha, a criança ou o adolescente está tendo sentimentos desconfortáveis, que causam nojo, medo , ou raiva, é um indício de que deva falar sobre isso com um adulto de sua confiança .
A melhor maneira de fazer parar um abuso sexual é contar para um adulto de confiança sobre isso.
Este não é um problema que as crianças ou os adolescentes possam resolver por si próprios e precisam da ajuda de um adulto.
Quando uma criança denuncia, ela não está apenas ajudando a si própria , mas também ajudando a outras crianças.
Os abusadores ou pedófilos usam truques para pegar suas vítimas, às vezes demoram algum tempo para conquistá-las, vão fazendo isso gradualmente dando presentes ou as agradando até conseguir ganhar sua “confiança”.
Entre os truques usados incluem:
– Falsa confiabilidade ( é o lobo vestido de cordeiro), fingem ser amigo do garoto (a) , a fim de ganhar a confiança dele;
-Eles testam os limites, fazendo piadinhas sensuais, ou elogios, massagem nas costas, fazem cócegas, jogos de strip ( tirar a roupa),etc;
– Toque- do toque normal, não sensual, toque confortável , carinho propriamente dito, ao toque “acidental”, toque libidinoso, nas partes íntimas, que acabam ocorrendo ao longo do tempo;
Compartilhando material sexual :
-Aproveitando-se da curiosidade natural da criança ou do adolescente, os pedófilos mostram fotos, vídeos, mensagens de texto, sites de natureza sexual , entre outros.
– Quebrando regras: os abusadores incentivam as crianças ou os adolescentes a quebrar regras, pedindo que a criança/ adolescente tire a roupa, ou esfrega-se no corpo delas dizendo que este ato é natural e assim estabelecem uma relação que tem um segredo para sua manutenção.
– Uso de drogas e álcool. Alguns abusadores fazem uso de drogas ou álcool, tornando crianças ou adolescentes menos capazes de reagir contra o abuso.
-Intimidação e chantagem: os abusadores fazem com que as crianças ou adolescentes sintam medo, vergonha ou culpa se comunicarem o fato a alguém.
Quando crianças / adolescentes passam por estas situações e não têm o apoio de uma pessoa de confiança, tem uma estrutura frágil de personalidade, aliado a uma família disfuncional, na vida adulta pode seguir o caminho da prostituição e ou das drogas ou ainda repetir com outras crianças o que sofreu .
Toda criança / adolescente que passou por uma situação destas necessita de muita orientação e apoio psicológico .
Estas pessoas, quando não tratadas, poderão ficar com marcas pelo resto de suas vidas. Estes são acontecimentos que interferirão significativamente em suas relações interpessoais e sexuais na vida adulta.
Quando as pessoas sabem que uma criança ou um adolescente está sendo vítima de abuso sexual, tem o dever de comunicar pelos órgãos :
Disque 100
Conselho Tutelar
Creas – Centro de Referencia e Assistência Social .
Combate ao abuso sexual infantil
Hoje vamos conversar sobre temas sobre onde o infrator pode ser criminalizado.
O Brasil possui leis que punem com rigor quem comete violência sexual contra crianças/ adolescentes. A seguir citarei alguns casos:
1 – Estupro : Constranger alguém , mediante violência ou grave ameaça a ter conjunção carnal ou a praticar ato libidinoso. Pena de reclusão de 6 a 10 anos.
2- Violação sexual mediante fraude : Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém , mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação da vontade da vitima . Pena de reclusão de 2 a 6 anos .
3- Corrupção de menores : induzir alguém menor de 14 ( catorze ) anos, a satisfazer a lascívia de outrem. Pena de reclusão de 2 a 5 anos.
4- Satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou de adolescente . Pena de reclusão de 2 a 4 anos.
5- Favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável.
Submeter , induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 ( dezoito) anos ou quem por enfermidade ou deficiência mental não tenha discernimento para a pratica do ato. Pena de reclusão de 4 a 10 anos.

Quem é o autor destes crimes?
Pedofilia,segundo a Organização Mundial da Saúde, é uma perversão sexual, é um transtorno da preferência sexual.
Quem é o pedófilo?
É um individuo adulto ( homem ou mulher ) que tem atração sexual por crianças ou pré púberes . Também são considerados pedófilos adolescente entre 16 -17 anos que tem atração sexual por crianças ou pré púberes pelo menos cinco anos mais novo que ele, podendo ou não ter havido contato físico.
O que é ser abusador?
Um pedófilo sempre é um abusador, contudo nem sempre um abusador é um pedófilo.
O abusador é um indivíduo que tem também um desvio de personalidade, é aquele que engana, ilude, tira proveito de pessoas indefesas, prevalecendo-se de sua autoridade como adulto. Normalmente é um adulto que comete contravenções de toda ordem, é adepto às práticas contrarias às leis e aos bons costumes. Enquanto o pedófilo gosta de apenas de relacionar-se sexualmente com crianças e adolescentes, o abusador é aquele que comete outros tipos de contravenções ( comercializar crianças de forma geral).
Podemos dizer que este tipo de pessoa está na linha da sociopatia.
-Algumas características do pedófilo-
Adultos que gostam de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes .
São atenciosos e sedutores, gostam de fazer “amizade” com crianças e adolescentes.
Gostam de agradar presenteando crianças ou adolescentes a fim de cativá-las mostrando- se . Usam a sedução.
O pedófilo procura manter em casa decoração atraente às crianças.
Sempre pedem para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seus comportamentos
Às vezes ameaçam a criança ou adolescente, caso não cedam às suas vontades
Pedem para filmar ou tirar fotos de crianças ou adolescentes com pouca ou nenhuma roupa, pedindo para fazer poses sensuais
Os pedófilos usam truques para pegar suas vítimas, às vezes demoram algum tempo para conquistá-las , vão fazendo isso gradualmente até conseguir ganhar sua confiança.
-Entre os truques usados incluem-
– Falsa confiabilidade ( é o lobo vestido de cordeiro), fingem ser amigo do garoto (a) , a fim de ganhar a confiança deles;
-Eles testam os limites, fazendo piadinhas sensuais, ou elogios, massagem nas costas, fazem cócegas, jogos de strip ( tirar a roupa),etc.
– Toque- do toque normal, não sensual, toque confortável , carinho propriamente dito, ao toque “acidental” nas partes íntimas ao ato libidinoso que acabam ocorrendo ao longo do tempo.
– Diferença entre carinho e abuso. Existe uma tênue diferença entre carinho seguro e abuso sexual e muitas vezes é muito difícil para a criança ou para o adolescente saber identificar .
– Compartilhando material sexual : aproveitando-se da curiosidade natural da criança ou do adolescente, os pedófilos mostram fotos, vídeos, mensagens de texto, sites de natureza sexual , entre outros.
– Quebrando regras. Os pedófilos incentivam as crianças ou os adolescentes a quebrar regras, dizendo que este ato é natural e assim estabelecem uma relação que tem um segredo para sua manutenção.
-Uso de drogas e álcool. Alguns pedófilos fazem uso de drogas ou álcool, tornando crianças ou adolescentes menos capazes de reagir contra o abuso.
-Intimidação e chantagem: os pedófilos fazem com que as crianças ou adolescentes sintam medo, ou culpa se comunicarem o fato a alguém.
-Perigos na Internet-
O pedófilo pode ser alguém muito próximo à criança ou adolescente, como um familiar, um conhecido, um amigo da família, um vizinho, ou um desconhecido que se aproxima através da Internet, nas salas de bate papo, passando- se por uma criança ou adolescente.
Os adultos que cuidam de crianças ou de adolescentes devem estar atentos para ver que sites estão acessando e com quem estão conversando, delimitando também o tempo de uso da Internet.
Há crianças e adolescentes que passam a noite toda acordados nesta atividade.
Os adultos devem orientar crianças e adolescentes a não colocarem endereços, telefones ou fotos na Internet, principalmente com pouca roupa.
-Pornografia infantil-
É a utilização de imagens em vídeo, ou fotos de crianças ou adolescentes com pouca ou nenhuma roupa, em poses sensuais, cenas de sexo, ou partes do corpo como genitais, para fins comerciais.
A pornografia infantil, alimenta os “clubes de Pedofilia”, que servem para “ associar” pedófilos pelo mundo, onde estes podem comprar fotos ou vídeos contendo pornografia infantil.
Termino este texto procurando dar algumas informações para que as crianças e adolescentes não tornem –se vitimas destes crimes que assolam nosso país e outras partes do mundo .
Se você tem conhecimento de alguns destes casos não se omita , você estará salvando não apenas seu filho, mas outras crianças e adolescentes .
Aqui vão alguns números importantes :
Disque 100 – Não há necessidade de se identificar
Chame o Conselho Tutelar de sua cidade
Orientação aos pais e professores